quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ESCOLA PARA QUEM PRECISA


Foi inaugurado na semana passada o Centro Cultural Palace, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, com o prédio do antigo Hotel Palace totalmente restaurado.
E hoje estive lá para assistir à entrega dos prêmios do I Concurso Literário de Prosa e Poesia dos alunos da Escola Estadual Otoniel Mota. Além da apresentação dos estudantes vencedores houve uma apresentação musical coordenado pelo pianista Gustavo Molinari.

Pelo que tenho observado de longe, uma das pessoas que está por trás dessa ideia de levar os adolescentes para a literatura é a professora Heloisa Martins Alves. Eu já conhecia um pouco do empenho da professora quando, na Feira do Livro de RP do ano passado, assisti ao lançamento do livro "Combinando Palavras com Murilo Mendes", antologia escrita pelos alunos da escola Otoniel Mota. Na ocasião alguns poemas dos autores-estudantes foram lidos para a plateia, e eu fiquei fascinada com o poder das palavras, dos versos, da organização de ideia. Fiquei ali, parada, meio boba, achando que aqueles versos não deixavam nada a desejar para um poeta maduro.

Hoje à noite foi assim de novo. Os jovens conseguem fazer coisas que nos prendem a atenção. Por mais que muitos repitam que estimular a criatividade é bom para a segurança pública (porque "tira as crianças da rua"), eu gosto de ver que ainda existem pessoas que pensam diferente: não se trata de manter as crianças distraídas ou ocupadas, trata-se de auxiliá-las no caminho rumo ao inevitável: a vida adulta. E nesse auxílio a arte tem sim um papel muito mais complexo do que distrair... No contato com a arte o pensamento e o sentimento ganham forma, se formalizam, se estabelecem como plataforma para a visão de mundo e para projetos futuros.

Contrariando o pessimismo de toda uma sociedade, alguns educadores seguem em frente, passando por cima de todo tipo de carência e descaso. Simplesmente fazem o que é preciso.


na foto de Roberto Galhardo, a fachada do Palace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário