segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hoje, aniversário de Fernando Pessoa














Hoje, 13 de junho, comemoramos os 123 anos do nascimento de Fernando Pessoa.

Confesso que a poesia sempre me intimidou um pouco, por isso não a tenho com a mesma familiaridade que tenho a prosa. A poesia é para mim muito dilacerante; não pede licença para entrar na alma...

Mas com Fernando Pessoa aconteceu uma coisa inusitada. Como que por "acidente", descobri o livro dele: "Fausto, tragédia subjetiva" e fiquei surpresa de saber que o poeta tinha escrito um Fausto. Eu sabia que o mito já tinha sido tratado por muitos autores, sendo o mais popular o de Goethe, mas não conhecia nenhum Fausto em língua portuguesa (embora Guimarães Rosa, em "Grande Sertão: Veredas", faça referências a ele).

Li a poesia faustiana de Pessoa e fiquei encantada... Encantada e ao mesmo tempo saboreando um pouco de perturbação... coisa comum quando se trata desse mito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário