quarta-feira, 15 de junho de 2011

BLOOMSDAY




O dia 16 de junho é importante para os amantes da Literatura. Eu sou amante da literatura e portanto essa data é importante para mim. Por acaso 16 de junho é o dia do meu aniversário. Logo, o dia do meu aniversário é um dia importante para mim.

Nasci num BLOOMSDAY... e eu não poderia desejar data melhor para nascer.


Bloomsday é uma festa irlandesa. É uma data escolhida pelo escritor daquele país, James Joyce, para ser narrada no romance Ulisses, no qual seu personagem, Leopold Bloom, faz um trajeto por alguns pontos de Dublin, no dia 16 de junho de 1904. O que acontece durante esse trajeto... é uma grande viagem "invisível", que só a linguagem do próprio Joyce pode mostrar. Foi por isso, talvez, que Joyce tenha feito essa ligação com o clássico de Homero. E daí vem a explicação para o título do livro. Leopold Bloom é um Ulisses moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário