terça-feira, 22 de novembro de 2011

trecho de A PERFORMANCE

romance em revisão:

"A consciência da rejeição não era coisa nova na vida do nosso artista. Contudo, por muito tempo a condição masculina o deixara confortável e confiante. Era talvez a sua única segurança: ser homem. Assim, Elídio desviara-se de várias formas dos efeitos da rejeição. O problema é que, em relação à condição feminina, escolhera ser um homem fraterno com ela e solidário com a política das igualdades. Essa escolha foi o que moveu sua relação com Amanda. No momento em que ainda digeria o fato de Amanda não corresponder à sua visão de mundo, como ele acreditava, Elídio também se desconhecia como homem. Desconhecia-se como homem, embora mantivesse clara a sua identidade própria. O artista era declaradamente o mesmo de antes; mas o homem surgia devagar, descobria-se muito lentamente à medida que percebia os enganos cometidos contra seu semelhante. Amanda não lhe saía dos sentidos um só instante desde que o abandonara. A dúvida e a inquietação ainda estavam presentes no coração de Elídio Patrezzi, como uma sentença, como um anjo julgador que exige uma resposta, uma explicação. O mistério contido no engano cometido em relação a Amanda poderia, quem sabe, revelar o mistério do homem Elídio. Eis o que o artista desejava: desvendar o mistério do homem Elídio, e com isso, reafirmar tudo aquilo em que realmente acreditava antes da realidade apresentada pela separação, antes de sumir a força para existir no mundo. Ele queria, enfim, voltar a sonhar com a justiça".

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