Devido ao meu envolvimento no mundo literário de Ribeirão Preto, há anos venho conhecendo alguns educadores que me despertam admiração simplesmente porque prestam um grande serviço a nós escritores: eles incentivam seus alunos no hábito da leitura, ou seja, eles produzem futuros leitores (e certamente alguns futuros escritores).
Assim, decidi ocupar esse meu blog com a apresentação desses mestres. Nesta primeira parte apresento Maris Ester Souza, poeta, professora e presidente da "Casa do Poeta". Conheci Maris nas rodas literárias e constantemente tomo conhecimento de suas iniciativas na Educação. Aqui vou reproduzir um dos últimos eventos que ela promoveu, segundo o depoimento da poeta Eliane Ratier.
Maris Ester comanda sarau
Maris Ester, escritora membro da UBE, presidente da Casa do Poeta de Ribeirão Preto e responsável pela sala de leitura da escola estadual Diva Tarlá, em Ribeirão Preto, junto com a profa Érika, bibliotecária da escola e com o apoio da direção, realizou em 27 de outubro mais um emocionante sarau nas dependências da escola.
Desta vez aceitei o convite e fui ver de perto como acontecem os milagres.
O "Diva" é uma escola pública que fica em bairro afastado da cidade, e lá , como em qualquer parte, há talentos que brotam e se desenvolvem sob o olhar atento de seus mestres descobridores, que lhes oferecem oportunidades.
Fomos recebidos com respeito e honras de lugares privilegiados,a atenção de textos declamados especialmente escolhidos, direito à fala, e até presente.
Tudo absolutamente pequeno perto do espetáculo oferecido, de gente interessada e produtiva, sequiosa deste tipo de entretenimento"alternativo".
Saímos de lá presenteados por todo o talento vislumbrado, pela vibração e entusiasmo dos participantes, e pelo envolvimento recompensado dos organizadores.
Estivemos, eu , Carlos Roberto Ferriani e Nelson Jacintho, ubeenses,a prestiar o evento.
Brindo à Maris pela sua dedicação e empenho. Saúde!
por Eliane Ratier
Parabéns Regina, educação é uma das minhas paixões. Fico feliz de ver você tratando de assunto aqui. Com meu abraço, Eliane
ResponderExcluirMuito boa sua iniciativa, Regina. Pessoas como a Maris merecem todo o nosso reconhecimento. Parabéns!
ResponderExcluir