terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Educadores - parte III - ANTÔNIO CARLOS TÓRTORO
Em mais uma postagem sobre profissionais de educação empenhados na propagação da leitura, cito agora o educador e escritor Antonio Carlos Tórtoro.
Eu já conhecia o professor Tórtoro por meio de seu envolvimento com eventos culturais, mas ele não me conhecia. Um dia recebi a grata surpresa de um convite seu para participar do projeto “Manhã de Autógrafos no Clube de Regatas”. Nesse contato conheci melhor o professor e seu trabalho.
Antonio Carlos Tórtoro atualmente é Orientador Educacional e Coordenador de Eventos no Colégio Anchieta/Objetivo. Realiza um trabalho em parceria com as professoras de Língua Portuguesa e a bibliotecária no sentido de criar mecanismos que incentivem a prática da leitura: atualização do acervo, disponibilização de número maior de exemplares das obras mais procuradas/lidas, edição anual de antologias compostas por trabalhos de alunos sob a orientação dos professores, incentivo à participação em concursos literários, criação de um painel (na biblioteca) em que são expostos livros acompanhados de comentários de seus leitores/alunos. Como educador, nos finais de semana acompanha os trabalhos na biblioteca do Clube de Regatas, atualizando acervo, levando para lá os Contadores de História pelo menos num domingo por mês, e convidando escritores para lançamento de suas obras ou manhãs de autógrafos.
Entre várias atividades, Tórtoro organizou e coordenou a oficina pedagógica “Resgatando a Poesia em Sala de Aula”, para aproximadamente 400 professores da rede pública municipal (setembro/1996); fundou o GAV (Grupo Anchieta de Voluntariado), formado por alunos do Ensino Médio do Colégio Anchieta/Objetivo e que recebeu em 2001 o Prêmio Corassol na área de Educação. Publicou recentemente o livro “Repercutindo Educação”, onde reúne crônicas sobre a realidade escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário