sábado, 31 de julho de 2010

Um diário de ambições!

Diário de Estefânio Marchezini

30 de julho de 2005

Onde não há pensamento artístico e a busca por uma expressão que dê conta das percepções, sentimentos e flagrantes da alma... onde não há essa perspectiva de criação, só pode haver a perspectiva estranha de que algum acidente fatal está prestes a acontecer, tamanho o desequilíbrio e a desordem que cercam tudo, do real à imaginação.


04 de agosto de 2005

A vontade de expressar por meio da arte é, definitivamente, a recusa do ar convencional que oxigena os cérebros.
Essa recusa tem origem na suspeita de tudo quanto pode parecer agradável e suficiente. Essa recusa é a constatação de que está havendo uma perversão mas não se sabe quem é o pervertido. A vontade de criar é a recusa do simples, do breve, do opaco, sobretudo do opaco. É a busca, paradoxalmente pouco esperançosa, da verdade, ou o consolo de acreditar que haja pelo menos uma verdade absoluta: a do interior de quem busca.

terça-feira, 27 de julho de 2010

como escrever

27 de julho de 2005

Desafio para mim: o atual.
Capto algumas características do mundo atual. Quero retratá-las de modo fiel ao modo como elas me vêm. Tenho que diagnosticar suas origens e buscar a lucidez, coerência e inteligência ao tentar fazer as análises.
Tais características precisam ser tratadas assim para que eu possa identificar onde e porque elas pertencem a este tempo e não a outro. A atualidade é pois um objeto vivo porque é nela que estou.
A atualidade é propensa ao meu juízo sobre a realidade. Então, que características, que dados, que fenômenos podem ser tratados sob esse princípio? O que é importante para mim e considerado como traço da atualidade, deve compartilhar a opinião de muitos, pessoas que também procuram essas respostas à luz da ciência e da filosofia.